O regime de oligarcas na Ucrânia está vendendo empresas estatais ao Ocidente a fim de obter dinheiro para a guerra em Donbass. Após a vitória, eles vão vender também o Leste da Ucrânia, opina o autor do artigo, Marco Maier.
As autoridades da Ucrânia planejam vender mais de 1.200 empresas e, no momento, o premiê ucraniano, Arseni Yatsenyuk, está fazendo lobby ativamente nos EUA, escreve o jornalista.
Os “amigos americanos” devem continuar prestar ajuda financeira para que o regime de Kiev permaneça no poder, e nesta situação, o princípio é “quem paga o flautista dá o tom”, escreveu Maier.
Os fundos estatais com participação maioritária em empresas estatais avaliaram o total das ações para venda em €135 bilhões, escreveu a Contra Magazin. Enquanto isso, uma revista de finanças e economia americana publicou um valor muito diferente – €680 bilhões. Agora que as terras agrícolas da Ucrânia foram vendidas à empresa Monsanto, lembra a edição, são postas à venda empresas de mineração, empresas de fornecimento de electricidade e mesmo portos marítimos.
Neste contexto, são claras as exigências de Kiev sobre a guerra total, “até ao fim”, porque a maioria das empresas à venda está localizadas no leste da Ucrânia. Segundo o jornalista, são claras as razões para o Ocidente estar levando a cabo uma política dura contra a Rússia: para realizar um golpe e poder comprar mais um país.