"No final do ano passado, nos previram uma grave crise. Não tem sido assim. Estabilizamos a situação e estamos superando com segurança essa onda de dificuldades", declarou o chefe de Estado russo durante discurso no Fórum Internacional de São Petersburgo.
Segundo Putin, a Rússia respondeu às sanções impostas pelo Ocidente com a "aplicação de liberdades e a abertura" do país, criando condições para fazer negócios com novos mercados.
"Isso não é um slogan, mas, sim, o conteúdo da nossa política real", assegurou o presidente, agradecendo em seguida aos parceiros que, apesar das medidas antirrussas, continuaram trabalhando e investindo na economia russa.
"Gostaria de expressar a todos os nossos sócios que, mesmo com os conhecidos problemas políticos, continuam trabalhando na Rússia, investindo seus capitais, trazendo tecnologias, criando novas empresas e postos de trabalho".
Apesar da queda nos preços do petróleo, de acordo com Putin, as autoridades russas têm conseguido controlar a inflação e estabilizar a moeda nacional, principalmente por conta das reservas internas acumuladas.