O recorde de 10.000 participantes do evento soma quase 25 por cento a mais em comparação com o número de frequentadores do SPIEF no ano passado. Os 150 eventos foram desde encontros e painéis de discussão a mesas-redondas, briefings e sessões televisionadas realizadas durante o Fórum.
A componente econômica maciça do fórum, trazendo acordos no valor de 5,4 bilhões de dólares assinados foi acompanhada por uma mensagem política muito clara: o objetivo de respeitar o direito internacional e a necessidade de afastar a condução da política externa de um espírito de ultimato.
Pilar Econômico
Nos transportes, a Russian Railways e a empresa alemã Siemens assinaram um contrato de 1,9 bilhões de dólares para a manutenção técnica dos trens de alta velocidade Lastochka que operam na Rússia. A empresa de energia Rosseti, baseada em Moscou, e a Renault da Rússia assinaram um acordo para parceria estratégica no domínio dos transportes com matriz elétrica e infra-estrutura no país. A quantidade de negócios no setor de energia foi notável.
Os CEO's da gigante de energia russa Gazprom e a empresa anglo-holandesa Shell, Aleksei Miller e Ben van Beurden respectivamente, assinaram um memorando sobre a construção de uma terceira linha técnica para uma usina de gás natural liquefeito na ilha Sacalina, na Costa do Pacífico da Rússia.
Ao mesmo tempo, a gigante do petróleo da Rússia Rosneft assinou uma série de acordos com Pirelli, Total e Pietro Barbaro, bem como com a empresa de gás e petróleo britânica BP, que comprou uma participação de 20 por cento em Taas-Yuryakh Neftegazodobycha, na Sibéria Oriental na sexta-feira (19), para a criação de um novo empreendimento conjunto.
Os ministros da energia russo e grego, Aleksandr Novak e Panagiotis Lafazanis, assinaram um memorando de construção da extensão da linha turca do gasoduto através da Grécia.
A linha turca é um projeto de gasoduto com uma capacidade anual de cerca de 63 bilhões de metros cúbicos. O empreendimento será executado da Rússia para a Turquia através do Mar Negro, que termina em um centro de gás na fronteira turco-grega, de onde está previsto para continuar para o sul da Europa.
Espírito conjunto
Painéis do BRICS e fóruns de negócio da Organização de Xangai de Cooperação (OXC), o Clube Internacional de Discussões de especialistas russos e estrangeiros de Valdai, bem como o Fórum Regional de Consulta Business Twenty (B20), estavam entre os eventos realizados durante o SPIEF. Eles se concentraram na cooperação econômica e social regional e internacional.
Os participantes do fórum compartilharam uma visão semelhante sobre o desenvolvimento das relações internacionais, que visam não só o aprofundamento da cooperação entre os blocos políticos e econômicos já existentes, mas também a construção da confiança mútua e o restabelecimento dos laços cortados entre os países que enfrentam crises em suas relações.