Yevgeny Primakov, nascido em 29 de outubro de 1929, em Kiev, na Ucrânia, na então União Soviética, morreu nesta sexta-feira, 26 de junho de 2015, em Moscou. Entre os vários postos que ocupou, destacam-se os de primeiro-ministro e de ministro das Relações Exteriores da Federação Russa.
Em entrevista exclusiva à Sputnik Brasil, Fabiano Mielniczuk, diretor do Instituto Audiplo, de preparação de candidatos ao curso de formação dos diplomatas brasileiros, e professor da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio Grande do Sul, destaca a importância de Primakov para a Rússia:
O Professor Mielniczuk continua: “Nós tratamos este período da década de 1990 como sendo um período hegemônico norte-americano, de uma espécie de quase unipolaridade. O fato é que os Estados Unidos fizeram o que bem quiseram durante a década de 1990 e nenhum país conseguiu se opor ou travar o seu poder. Yevgeny Primakov foi o ministro das Relações Exteriores da Rússia que percebeu não ser mais possível manter um caminho de subserviência, e buscou então um caminho que melhor atendesse aos interesses do povo da Rússia.”
Fabiano Melniczuk também destaca a visão de Yevgeny Primakov, de que a Rússia deveria formar com China e Índia o chamado Triângulo Estratégico, também denominado Triângulo de Primakov, isto ainda nos anos 1990: