Lagarde discutiu crise grega com Putin

© Sputnik / Vladimir Pyesnya / Acessar o banco de imagensChristine Lagarde, diretora-gerente do FMI
Christine Lagarde, diretora-gerente do FMI - Sputnik Brasil
Nos siga no
A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, discutiu a crise da Grécia com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, nesta segunda-feira. A conversa ocorreu após, no domingo, os eleitores gregos rechaçarem os termos propostos pelos credores do país.

Gregos disseram não às propostas dos credores para um novo pacote de ajuda financeira em troca de mais austeridade - Sputnik Brasil
Opinião: BRICS poderá viabilizar futuro da Grécia
O partido Syriza, do primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, tem laços com a Rússia. A sigla se aproximou de Moscou enquanto as negociações com os credores pioravam, nos meses anteriores ao plebiscito de domingo. 

O governo russo não se ofereceu publicamente para substituir os credores da Grécia, mas analistas advertem que a crescente possibilidade de a Grécia sair da zona do euro pode fomentar os laços geopolíticos do país com a Rússia, de uma maneira que pode se mostrar prejudicial para os aliados ocidentais.

Há algum tempo o ministro das Finanças da Rússia, Anton Siluanov, diante das dificuldades econômicas que os gregos têm enfrentado, convidou a Grécia a se tornar o primeiro cliente do Novo Banco de Desenvolvimento dos BRICS. 

O jornalista brasileiro especializado em economia Mário Russo considera que a Grécia poderá ter que se aproximar de blocos como, por exemplo, os BRICS para viabilizar o seu futuro – dentro ou fora da União Europeia.


Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала