Nesta terça-feira (7), em Manila, a OMS divulgou o relatório Epidemia Global do Tabaco de 2015. O documento mostra que 33 países cobram impostos superiores a 75% sobre o preço do maço de cigarros, conforme recomenda a entidade, e lamenta o fato de muitas nações terem taxas extremamente baixas.
“Aumentar os impostos sobre os produtos do tabaco é uma das maneiras mais eficazes – e de baixo custo – de reduzir o consumo de produtos que matam e, ao mesmo tempo, gerar receitas substanciais. Eu encorajo todos os governos a olhar para as provas, e não para os argumentos da indústria, e que adotem uma das melhores opções de política disponíveis para a saúde”, destacou no relatório a diretora-geral da OMS, Margaret Chan.
A Rússia mereceu especial atenção no relatório Epidemia Global do Tabaco de 2015. A entidade elogiou os avanços russos com o endurecimento das leis contra o tabagismo a partir de fevereiro de 2013. O documento destaca a proibição de fumar em locais públicos como uma importante medida de combate no país.
“A vontade política, juntamente com a aplicação eficaz da lei antifumo, pode agudamente reduzir o tabagismo e a exposição ao fumo passivo em todos os locais onde é proibido fumar”, destaca o relatório sobre a Rússia.