Segundo especialistas, a balança comercial entre Índia e Rússia, de 7 de bilhões de dólares, está muito abaixo das possibilidades dos dois países. Os investimentos mútuos também não são altos. No entanto, o ingresso da Índia na OCX, bem como a realização de uma série de projetos econômicos em fase de elaboração, podem alterar a situação de modo cardinal.
Além disso, Rússia e Índia já começaram a estudar a viabilidade da construção de um gasoduto entre os países.
Em 6 de julho, o assessor do presidente russo, Yuri Ushakov, anunciou que a Rússia está pronta para participar do projeto indiano de construir 25 reatores nucleares. O projeto pode ser viabilizado graças à positiva experiência de construção da usina nuclear de Kudankulam, realizada na Índia pela estatal russa Rosatom.
A cooperação militar entre os dois países, por outro lado, já não se limita mais à relação de compra e venda. Moscou e Deli estão desenvolvendo tecnologias e armamentos em parceria.
Por fim, os especialistas da associação indiana propuseram a criação de uma zona econômica especial para projetos conjuntos entre os países nas áreas de defesa e aeroespacial.