Queda nas bolsas chinesas puxa baixa asiática e provoca temor na Europa

© AFP 2023 / Johannes EiseleBolsa de Valores de Xangai.
Bolsa de Valores de Xangai. - Sputnik Brasil
Nos siga no
A bolsa de valores de Xangai fechou em queda de 5,09% nesta quarta-feira (8). Já a bolsa de Shenzhen também registrou baixa de 2,94%, recuperando-se no final do dia em que chegou a estar negativa em 4,44%.

Praça da Paz Celestial, Pequim, China. - Sputnik Brasil
China corta juros novamente para impulsionar o crescimento econômico
A queda na China se refletiu em outras bolsas asiáticas. O pregão fechou em baixa em Tóquio, Singapura, Seul, Hong Kong e Taiwan, por exemplo. No entanto, as autoridades chinesas anunciaram um pacote de medidas para estabilizar o mercado acionário no país.

O programa do Banco Popular da China prevê ações, além de outras, para aumentar a liquidez da estatal de crédito Corporação de Financiamento da Bolsa de Valores da China. O banco central chinês destacou que as medidas apoiarão o “desenvolvimento sustentável das bolsas do país”.

Tanques em Pequim - Sputnik Brasil
O dragão se levanta: China poderá minar domínio global dos EUA?
Já a Comissão Reguladora do Mercado Assegurador da China permitirá que as seguradoras invistam mais na bolsa de valores. Estas empresas agora estão autorizadas a comprar até 10% de seus ativos em ações de uma só grande companhia. Antes, este máximo era de 5%.

A trajetória recente dos índices chineses, que caíram perto de 30% nas últimas três semanas, tem sido acompanhada com muita preocupação na Europa, cujos países exportam quase 40% de seus países para o mercado do país asiático.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала