Na manhã da quinta-feira, 9 de julho, o chanceler russo abordou um vasto leque das questões da agenda internacional no briefing realizado no âmbito da cúpula dos BRICS na cidade russa em Ufá.
Situação econômica da Grécia e possível Grexit
“A nossa posição foi divulgada pelo presidente da Rússia – nós estamos interessados em que seja tomada uma decisão o mais breve possível, aceitável por todos, para a questão da dívida grega e para a maneira de resolver o problema.”
Presença militar da OTAN perto das fronteiras da Rússia
O surgimento de infraestrutura adicional da OTAN perto das fronteiras russas não corresponde aos acordos entre a Rússia e a aliança, declarou Sergei Lavrov no briefing.
"Primeiramente são apresentadas acusações infundadas contra nós, e a opinião pública é influenciada e depois citada para tomar passos completamente práticos, e não retóricos, criando a infraestrutura militar da OTAN perto das nossas fronteiras, o que viola as obrigações aprovadas entre a Rússia e a Aliança no âmbito de tal chamado Ato Fundador."
Combate ao grupo terrorista Estado Islâmico
“Continuaremos a garantir a segurança das nossas fronteiras, do nosso país. A região não sofre da falta de pessoas armadas que poderiam combater o EI. É crucial, e tentamos fazer isso, que todos eles se juntem contra a ameaça maior.”
Negociações sobre programa nuclear do Irã
“Atualmente estamos perto da conclusão do acordo abrangente, baseado no direito do Irã de desenvolver pacificamente a área da energia nuclear, inclusive o direito de enriquecer urânio.”
Situação na Ucrânia
“Nos documentos, que serão apresentados em poucas horas, os líderes dos BRICS e SCO expressarão a nossa posição comum sobre a necessidade de implementar plenamente e conscienciosamente os acordos Minsk.”