Donald Tusk declarou que, em vez da reunião dos líderes da UE (28 Estados-membros), irá realizar-se a cúpula de líderes dos países da zona do euro (19 Estados).
Os chefes dos países-membros da UE deveriam tomar a decisão final sobre o programa de ajuda financeira a Atenas. Para receber novos empréstimos, a Grécia foi obrigada a apresentar um programa detalhado de reformas no país. No entanto, no último momento, ficou claro que a decisão final sobre a questão grega não será tomada hoje.
O chefe do Conselho Europeu escreveu na sua página na rede social Twitter:
O chefe do Conselho Europeu escreveu na sua página na rede social Twitter:
"Eu cancelei o Conselho Europeu (cúpula de líderes da UE —. RT) de hoje. A EuroSummit terá início às 16h00 (11h00 de Brasília), e será realizada até terminarmos as negociações sobre a Grécia".
I have cancelled #EUCO today. #EuroSummit to start at 16h and last until we conclude talks on #Greece
— Donald Tusk (@eucopresident) 12 июля 2015
Atualmente está decorrendo a reunião de ministros das Finanças da Zona do Euro (Eurogrupo), mas as partes parecem estar longe de um consenso. O ministro das Finanças austríaco, Hans Jorg Schelling, declarou esta manhã (12):
“Sou otimista, mas as negociações estão sendo muito difíceis […] Considero que nas negociações, realizadas em diferentes formatos, não conseguimos até agora alcançar uma posição comum. Não chegamos a acordo em muitas questões, tanto com a Grécia como dentro do próprio Eurogrupo.”