China protesta contra reparação de navio militar filipino no Mar do Sul da China

© REUTERS / REUTERS/Ritchie A. Tongo/Pool/FilesNavio de guerra filipino Sierra Madre que funciona como posto avançado do país para sua reivindicação a banco de areia no Mar do Sul da China reclamado por outras nações.
Navio de guerra filipino Sierra Madre que funciona como posto avançado do país para sua reivindicação a banco de areia no Mar do Sul da China reclamado por outras nações. - Sputnik Brasil
Nos siga no
A China pediu às Filipinas para removerem navio que serve como posto militar no disputado Mar do Sul da China. O governo das Filipinas disse na terça-feira (14) que iria reparar o navio Sierra Madre, que está na região de um banco de areia também reivindicado pela China.

Navio da marinha norte-americana no mar do Sul da China. - Sputnik Brasil
EUA, Japão e Filipinas começam exercícios no mar do Sul da China
A agência de notícias Reuters disse que as Filipinas também planejam reativar uma antiga base naval dos EUA em Subic Bay. A China reivindica terras, construções e instalações nos recifes da área, assim como seus vizinhos.

Os dois países dirigiram-se ao tribunal de arbitragem das Nações Unidas para tratar de suas reivindicações sobrepostas.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China Hua Chunying disse na quarta-feira (15) que as Filipinas "agravam a situação realizando atividades ilegais”, no caso do Sierra Madre no segundo banco de areia de Thomas.

A China pediu ao país do leste asiático para rebocar o navio.

“O desrespeito das Filipinas às suas próprias promessas à comunidade internacional expõe sua hipocrisia e ambiguidade, e se coloca como um exemplo de que as Filipinas são o verdadeiro criador de problemas e infrator de normas na região", disse o representante do Ministério do Exterior chinês em declaração.

Forças navais da China nas ilhas Spratly - Sputnik Brasil
Pequim defende suas ações no mar do Sul da China e alerta os EUA a parar com provocações
As Filipinas disseram que estão reparando o Sierra Madre, que foi encalhado no banco em 1999 para marcar a reivindicação do país, para que sirva ao pequeno grupo de fuzileiros navais estacionado no navio.

"Os reparos de manutenção estão sendo feitos para garantir as mínimas capacidades do navio", disse o porta-voz da Marinha filipina coronel Edgard Arevalo, à agência de notícias AFP.

Enquanto isso, um relatório da agência Reuters desta quinta-feira (16) citou autoridades confirmando os planos das Filipinas para reativar a base naval de Subic Bay, que costumava ser operada por militares norte-americanos e desde então foi incorporada a uma zona comercial.

Novos caças além de duas fragatas da marinha filipina são esperados para serem estacionados na área a partir do início do próximo ano.

Buques de guerra de EEUU en el mar del Sur de China (Archivo) - Sputnik Brasil
Incidente no Mar do Sul da China pode desencadear conflito entre EUA e China
A baía de apenas 145 milhas náuticas (270 quilômetros) a partir do banco de areia de Scarborough, é reivindicada pela China e pelas Filipinas.

Pequim exige a soberania de, aproximadamente, 800 hectares de recifes e atóis no mar do Sul da China. A região é disputada por outros países da região, como Filipinas, Vietnã, Malásia, Brunei e Taiwan. Além disso, por ser uma importante rota marítima, os EUA dizem que têm interesse em navegar pela área.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала