Segundo os novos documentos secretos vazados, os suspeitos do Leste Europeu foram sequestrados com um consentimento tácito das autoridades europeias e da Alemanha. Segundo o site WikiLeaks, tais dados foram revelados pelo fundador do site, Julian Assange que disse:
“A publicação de hoje indica que a NSA foi usada para ajudar a CIA a sequestrar e torturar com impunidade. Durante anos a CIA sistematicamente sequestrava e torturava pessoas com um consentimento tácito dos governos europeus”.
O comunicado para a imprensa do site divulga que os novos documentos apresentam provas de que, entre outros altos cargos da Alemanha, a NSA espionou o ministro das Relações Exteriores, Frank-Walter Steinmeier, no período entre 1998 e 2005, antes dos atentados de 11 de setembro em Nova York. Foi depois dos ataques terroristas que os EUA oficialmente fortaleceram medidas de segurança.
O chanceler alemão alegadamente não recebeu qualquer explicação definitiva de Rice e “pareceu aliviado” com este fato.
RELEASE: NSA Helped CIA Outmanoeuvre Europe on Torture: new Secret docs re NSA spying https://t.co/RuF3Drp9a7 #NSAUA pic.twitter.com/U6pO5aYRhk
— WikiLeaks (@wikileaks) 20 июля 2015
No início de junho de 2013, o ex-oficial de inteligência dos EUA, Edward Snowden, passou à mídia informações sobre os programas da NSA de vigilância de cidadãos em todo o mundo. Segundo estes dados, os serviços especiais norte-americanos escutam não só potenciais terroristas e criminosos, mas mesmo dirigentes de diferentes países.
Cabe mencionar que em abril do ano corrente a mídia revelou que a agência de inteligência alemã (BND) ajudou a NSA a espionar os líderes de todos os países da União Europeia.