Acordo permite ao Irã receber sistemas antiaéreos mais modernos que os S-300

© Sputnik / Pavel Lisitsyn / Acessar o banco de imagensSistema de mísseis S-300
Sistema de mísseis S-300 - Sputnik Brasil
Nos siga no
O acordo nuclear firmado pelo Irã e o P5+1 pode dar ao Irã o acesso a sistemas de defesa antiaérea mais modernos que os S-300, disse à Sputnik uma fonte do Ministério da Defesa iraniano.

Sistema S-300. - Sputnik Brasil
Especialista: EUA criam ameaça indireta ao Irã ao boicotarem sistemas S-300
O oficial declarou também que o acordo e suas cláusulas sobre o fornecimento de armas não afetarão a entrega dos sistemas S-300 a Teerã, apesar de que a data do fornecimento ainda não esteja definida.

"É a Rússia que define a data, e a entrega não será realizada antes do término das negociações e das resoluções de todas as questões sobre o assunto."

A fonte afirmou ainda que a "Rússia é uma potência militar, e buscamos fortalecer a cooperação militar entre nossos países."

Sistema S-300 de defesa aérea - Sputnik Brasil
Analista: fornecimento de S-300 ao Irã pode ser o novo trunfo da Rússia
Em 2007, Moscou e Teerã assinaram um contrato de cerca de US$ 800 milhões para o fornecimento de sistemas S-300. Três anos depois, o então presidente russo Dmitry Medvedev cancelou o negócio para não quebrar regras internacionais contra o Irã. Teerã respondeu com uma ação judicial.

Em abril deste ano, o atual presidente russo, Vladimir Putin, assinou um decreto que derrubou a proibição do fornecimento dos sistemas S-300 ao Irã.

Em junho, o assessor de Putin, Vladimir Kozhin, informou que Moscou e Teerã preparam um contrato para o fornecimento de sistemas S-300 com características melhoradas.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала