O porta-voz do presidente russo, Dmitri Peskov, divulgou pontos centrais da agenda presidencial:
“Na segunda parte do dia deve ser realizado o encontro do presidente com Blatter, após o qual eles participarão no sorteio das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. Depois o presidente fará declarações, bem como Blatter.”
Lembramos, que a última reunião de Putin e Blatter foi realizada em 20 de abril de 2015, em Sochi. Na altura Blatter declarou que todos os países têm problemas durante a preparação para sediar um evento de tão grande envergadura como a Copa do Mundo, mas que a Rússia está progredindo muito bem nos preparativos.
O sorteio de hoje é o primeiro evento oficial do Mundial de 2018, que determinará os times que jogarão nas eliminatórias continentais. Só 32 times vencedores participarão na Copa, inclusive a Rússia, que já recebeu este direito por ser o país-organizador dos jogos. Lembramos que a competição mundial será realizada entre os dias 14 de junho e 15 de julho.
O escândalo estourou no final de maio, quando agentes suíços prenderam oficiais de alto escalão da FIFA em Berna, pouco antes da Assembleia Geral da entidade. As prisões aconteceram na sequência de um mandado em um processo por corrupção federal nos EUA. A Suíça lançou uma investigação criminal separada sobre o processo de escolha dos países-sede das próximas copas, em 2018, na Rússia e em 2022, no Qatar.
Atualização
Após o encontro, o presidente russo agradeceu o presidente da FIFA pela atenção dada ao esporte ao longo dos anos, não obstante a situação em torno da organização.
“Vemos o que está acontecendo no mundo do futebol. Mas eu conheço a sua posição. Estamos-lhe muito agradecidos pelo tempo e atenção que tem prestado às questões do futebol.”
"Nós na FIFA estamos certos de que a Rússia realizará a Copa do Mundo com sucesso."
O dirigente da FIFA também sublinhou a importância do dia de hoje, em que será feito o sorteio preliminar.
A cerimônia solene de sorteio para as eliminatórias começou no Palácio de Constantino de São Petersburgo. O sorteio abrangerá 141 times, representantes de cinco confederações (a Ásia não está representada), onde os jogos eliminatórios já são realizados.