"Nós não podemos levantar as sanções, porque não fomos os que lhes impuseram. Posso apenas confirmar na base de experiência de reuniões com colegas estrangeiros que o descontentamento com as medidas anti-russos na Europa está crescendo," disse Naryshkin na quinta-feira.
Na semana passada, o funcionário russo reuniu-se com uma delegação de parlamentares franceses, liderado por Thierry Mariani, do partido Les Républicains (Os Republicanos). O grupo viajou pela Crimeia para encontrar-se com os funcionários do governo local em Yalta, Sevastopol e Simferopol.
A Crimeia, que tem a população predominantemente russa, separou-se da Ucrânia para se juntar com a Rússia em março de 2014 após um referendo em que 96 por cento apoiaram a secessão. Kiev e seus aliados ocidentais chamaram este processo de "anexação".
Os legisladores franceses disseram que decidiram fazer a viagem para a Crimeia para ter uma noção do que está realmente acontecendo na península do mar Negro. Os governos francês e ucraniano condenaram a decisão, considerando-a uma violação do direito internacional.
Kiev e o Ocidente também acusaram Moscou de estar envolvido no conflito entre os apoiantes da independência nas regiões de Donetsk e de Lugansk, do sudeste da Ucrânia, e as novas autoridades ucranianas, que chegaram ao poder depois de um golpe de Estado em fevereiro de 2014.
A União Europeia, os Estados Unidos e um número de seus aliados impuseram vários tipos de sanções contra a Rússia devido à suposta interferência nos assuntos internos da Ucrânia.
A Rússia negou várias vezes as acusações e respondeu às sanções com uma proibição para um ano de importação de alimentos provenientes da União Europeia. A proibição das importações de certos deles, incluindo carne, produtos lácteos, frutas e legumes, causou crescente crítica da parte de produtores europeus.
De acordo com um estudo divulgado pelo Instituto Austríaco de Pesquisas Econômicas (WIFO) no mês passado, a União Europeia poderia perder até 114 biliões de dólares devido às sanções contra a Rússia, se as coisas permanecem inalteradas.