Cerca de 30 caças turcos participam de novos bombardeios contra posições curdas no Iraque

© REUTERS / Murad SezerCaça F-16 da Força Aérea da Turquia decolando da base de Incirlik, operada em parceria com a Força Aérea dos EUA e localizada na província de Adana
Caça F-16 da Força Aérea da Turquia decolando da base de Incirlik, operada em parceria com a Força Aérea dos EUA e localizada na província de Adana - Sputnik Brasil
Nos siga no
Pelo menos 30 caças F-16 das Forças Armadas da Turquia foram destacados nesta quinta-feira para uma nova série de ataques sobre as posições do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) no norte do Iraque, de acordo com informações de canais de TV locais.

Fronteira entre Akçakale, na Turquia, e Tel Abyad, na Síria - Sputnik Brasil
Turquia detém mais de mil pessoas em operação antiterrorista
Esses bombardeios massivos, segundo as autoridades do país, foram lançados em represália a um ataque realizado mais cedo contra um comboio militar turco na província de Sirnak, no sudeste do país, no qual três soldados acabaram mortos. 

Em nome da luta contra o terrorismo, que inclui ataques também ao Estado Islâmico, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse considerar impossível levar adiante o processo de paz com os curdos, vistos como o alvo principal do governo. Embora tenha decidido adotar recentemente uma política diferente em relação ao EI, depois de ser acusada de conivência com o grupo, a Turquia já contabiliza, desde a última semana, dezenas de bombardeios a posições curdas, e apenas três contra o Estado Islâmico. Além disso, das 1.300 prisões realizadas nos últimos dez dias pelos serviços de segurança da Turquia para deter a ação dos terroristas, quase 850 envolviam suspeitos de ligação com o PKK, enquanto apenas 137 eram acusados de integrar o EI. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала