A medida do Governo Estadual acontece faltando apenas 1 ano para a realização dos Jogos do Rio 2016 e após um estudo da iniciativa privada que sinalizou a contaminação da água por vírus e bactérias e que pode causar riscos à saúde dos atletas, durante a competição.
Em entrevista coletiva o Governador Luiz Fernando Pezão afirmou que a competição de vela está mantida na Baía de Guanabara e que a parceria com as universidades só vai ajudar a melhorar a qualidade da água no local. “Já houve evento-teste na Baía de Guanabara, da prova de vela, e não ocorreu problema algum. Os eventos de vela serão realizados na Baía de Guanabara. É muito importante a gente dar esse passo de juntar universidades e o Instituto da Marinha, que tem trabalhos nesse monitoramento da Baía de Guanabara, nos auxiliando a mostrar o que a gente está fazendo. Eles têm dados, séries históricas, que mostram o que vem melhorando e o que vai melhorar. Eu acho que o grande legado que a gente quer deixar é a elaboração de projetos, mostrar tudo que a gente está fazendo e principalmente tirar do papel a PPP (Parceria Público-Privada) do tratamento de esgoto da Baixada e de São Gonçalo, que são os mais importantes para atingirmos níveis melhores na despoluição da Baía de Guanabara.”
Luiz Fernando Pezão criticou a forma alarmista como a agência de notícias Associated Press divulgou o relatório desqualificando a Baía de Guanabara para os Jogos Olímpicos. “Por que uma universidade pode vir lá de fora e falar sobre a Baía, se nós temos a excelência das universidades daqui, que monitoram há muitos anos?”
“Na sexta-feira (31), as pessoas falavam que a Praia de Copacabana não tinha condições de sediar a prova de triatlo, e a gente viu como os atletas elogiaram a qualidade da água de Copacabana”, concluiu o Governador Pezão.