Advogado de Snowden revela possível local de estreia do filme de Oliver Stone

© Sputnik / Ramil Sitdikov / Acessar o banco de imagensA presentação do primeiro livro da trilogia "Tempos de Polvo" de Anatoly Kucherena
A presentação do primeiro livro da trilogia Tempos de Polvo de Anatoly  Kucherena - Sputnik Brasil
Nos siga no
O filme do famoso diretor hollywoodiano Oliver Stone sobre o ex-agente da inteligência norte-americana Eduard Snowden, previsto para estrear em dezembro deste ano, está sendo procurado por muitos países para assinatura de contratos de exibição, revelou o advogado russo de Snowden, Anatoly Kutcherena, em entrevista à Sputnik.

Edward Snowden - Sputnik Brasil
Snowden e advogado estão sob vigilância constante
A roteiro do filme é em grande parte baseado no primeiro livro de uma trilogia do próprio Kutcherena sobre o ex-agente, intitulado de "Tempos de Polvo", e que teve seus direito de adaptação para o cinema comprados por Oliver Stone. O filme tem Joseph Gordon-Levitt no papel principal e conta com a participação de outros atores famosos, como Nicolas Cage.

Kutcherena, que lançou seu primeiro livro em março deste ano, já visitou as filmagens da adaptação e se mostrou muito contente com o processo.

"Em breve terei um encontro com Oliver Stone e Moritz Borman [produtor], em que iremos discutir a questão do local de estreia do filme. Creio que, provavelmente, a estreia seja feita na Rússia, mas a decisão será tomado durante o encontro" – disse o advogado.

Edward Snowden - Sputnik Brasil
Oito países ponderam conceder asilo conjunto a Snowden
Ele destacou que a obra vem despertando o interesse de um grande número de países, muitos dos quais já adquiriram os direitos para a sua exibição. Nas suas palavras, ainda não se sabe se Snowden estará presente na cerimônia de estreia do filme. "Assim espero. Mas se ele fará isso publicamente – não sei. Esta decisão deve ser tomada por ele mesmo" – frisou.

Kucherena também revelou que Stone detém prioridade para a compra de direitos dos próximos dois livros de sua trilogia sobre Snowden, que poderão servir de roteiro para uma  possível continuação da trama.

"O nosso acordo prevê o direito prioritário de Stone sobre os próximos livros. Se ele não quiser filmar uma continuação, então eu poderei oferecer os livros para alguém outro, mas a prioridade está com ele" – explicou o advogado.

Donald Trump - Sputnik Brasil
Candidato à presidência americana promete garantir extradição de Snowden
Em junho de 2013, Edward Snowden, ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA na sigla em inglês), passou aos jornais The Washington Post e The Guardian uma série de materiais secretos sobre os programas de vigilância na Internet, realizados pelas agências de inteligência estadunidenses e britânicas. Após isso, Snowden partiu para Hong Kong e logo a seguir para Moscou, onde permaneceu algum tempo na zona de trânsito do aeroporto de Sheremetyevo.

Mais tarde, a Rússia concedeu-lhe asilo temporário por um ano sob a condição de que ele cessasse sua atividade contra os EUA. Em 1 de agosto 2014, Snowden recebeu uma autorização de residência de três anos, o que lhe permite viajar não só na Rússia, mas também no exterior.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала