Lavrov recordou da visita do presidente chinês, Xi Jinping, à Rússia, em maio deste ano, e da eminente visita do presidente russo, Vladimir Putin, à China.
“Em julho, os nossos líderes se reuniram ao participar das cúpulas da Organização para Cooperação de Xangai e dos BRICS em Ufá. Em exatamente um mês, o presidente da Rússia, a convite do presidente da República Popular da China, participará de eventos em homenagem aos 70 anos da vitória da resistência chinesa ao militarismo japonês. Espero poder discutir hoje os preparativos para essa importante visita”, disse Sergei Lavrov.
Wang Yi, por outro lado, afirmou que, no mês passado, “Rússia, na qualidade de anfitriã, realizou com muito sucesso as cúpulas da Organização para Cooperação de Xangai e dos BRICS”.
“Tudo isso demonstrou mais uma vez a altíssima capacidade da parte russa para organização de grandes eventos internacionais e toda a influência internacional do seu país”, disse o ministro chinês.
“Este ano estão sendo comemorados os 70 anos da vitória na Segunda Guerra Mundial. Os povos da Rússia e da China, além de amargar grandes perdas, desempenharam o papel principal nessa vitória”, concluiu Wang Yi.
Na Malásia, nos dias 5 e 6 de agosto, estão sendo realizados eventos anuais da ASEAN, inclusive as consultas interministeriais Rússia-ASEAN.