Pequim avisa que parou construções no Mar do Sul da China

© REUTERS / Olivia HarrisChanceler chinês, Wang Yi, em encontro da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), em Kuala Lumpur.
Chanceler chinês, Wang Yi, em encontro da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), em Kuala Lumpur. - Sputnik Brasil
Nos siga no
O ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, afirmou nesta quarta-feira (5) que seu país já parou as construções no Mar do Sul da China. Ele está participando em Kuala Lumpur, na Malásia, de um encontro da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).

“A China já parou. Pegue um avião para olhar”, disse Wang Yi.

Navios de guerra dos EUA no Mar do Sul da China - Sputnik Brasil
Pequim: EUA querem militarizar o Mar do Sul da China
O chanceler chinês e seus colegas asiáticos pretendem acelerar as consultas sobre um código de conduta para o Mar do Sul da China. A região é reivindicada por Pequim e também pretendida por Vietnã, Malásia, Filipinas e Taiwan.

Antes de se reunir com os chanceleres asiáticos, Wang Yi, se encontrou com o secretário de Estado norte-americano, John Kerry. Eles não deram maiores detalhes sobre a reunião, mas se mostraram satisfeitos com o resultado da conversa.

O Mar do Sul da China é rico em pesca e minerais, além de ser uma importante rota marítima comercial. Recentemente, a China construiu sete ilhas artificiais na região. Pequim vem seguidamente alertando sobre o aumento da presença militar dos EUA naquelas águas.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала