Turquia combaterá Estado Islâmico no Norte da Síria

© REUTERS / Murad SezerFronteira entre Turquia e Síria
Fronteira entre Turquia e Síria - Sputnik Brasil
Nos siga no
A diplomacia turca anunciou que vai começar em breve a combater o grupo Estado Islâmico no Norte da Síria. A informação foi divulgada pelo chanceler turco, Mevlut Cavusoglu, durante encontro com o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, na Malásia.

Base militar turca de Incirlik - Sputnik Brasil
Turquia disponibiliza suas bases militares aos EUA para combater Estado Islâmico
“Atualmente, em conjunto com os Estados Unidos, treinamos e equipamos a oposição moderada síria e vamos também iniciar o nosso combate contra o Estado Islâmico, de modo eficaz”, disse o chanceler turco aos jornalistas. 

“Depois será mais seguro para os opositores moderados que combatem o Estado Islâmico na região”, acrescentou. Os Estados Unidos buscam há muito tempo reforçar o apoio à Turquia na luta contra o Estado Islâmico. Ancara começou a se posicionar mais favoravelmente ao apoio norte-americano após uma série de ataques que causaram mortes em território turco, alguns dos quais foram atribuídos ao grupo jihadista.

Jens Stoltenberg - Sputnik Brasil
OTAN promete solidariedade com Turquia, mas não fala em ajuda militar contra EI
No final de julho, a situação na Turquia se agravou bruscamente após o ataque terrorista realizado pelo grupo Estado Islâmico na fronteira com a Síria e vários assassinatos de policiais em províncias no sudeste do país, reivindicados pelo Partido dos Trabalhadores do Curdistão.

As agências de segurança na Turquia realizaram uma operação contra os militantes do Estado Islâmico (EI) e o Partido dos Trabalhadores do Curdistão em 34 províncias, prendendo centenas de pessoas. Foi a primeira vez também que a Turquia participou do combate ao Estado Islâmico, realizando bombardeios na fronteira com a Síria. 

Os jihadistas do Estado Islâmico controlam vastas áreas do Iraque e Síria, com uma área total de até 90.000 quilômetros quadrados, tentando estender sua influência para o Norte da África e, particularmente, para a Líbia.


Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала