"Até mil homens das Forças Armadas da Ucrânia foram concentrados na direção de Mariupol, na aldeia de Andreevka e Granitnoye. Um batalhão de tanques foi visto perto do povoado de Zamozhnoye", disse Basurin.
As posições das armas de artilharia autopropulsadas do governo ucraniano foram descobertas em quatro aldeias perto da linha de contato, acrescentou Basurin.
No início do mês, o representante da RPD disse que o deslocamento do material bélico pesado do governo ucraniano permitiria a Kiev acusar falsamente as forças independentistas de conduzir ataques de artilharia na região.
Apesar da trégua alcançada com os Acordos de Minsk assinados em fevereiro de 2015 – que preveem a retirada de tropas e de armas pesadas da linha de contato entre os dois lados, o cessar-fogo e a descentralização do poder na Ucrânia –, ambas as partes em conflito continuam se acusando mutuamente de violar os termos do acordo de paz, inclusive com o uso de armas pesadas. Segundo os últimos dados da ONU, mais de seis mil pessoas já morreram devido aos confrontos.