O encontro reforça a reaproximação entre o Governo e setores do PMDB, após o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), propor ao Governo uma agenda positiva – chamada Agenda Brasil – para retomar o crescimento do país. Ao fim da reunião, a avaliação geral é de que o Governo precisa corrigir erros e apresentar saídas para a crise, aproveitando as propostas apresentadas pelo presidente do Senado.
Durante a sessão no Plenário na véspera (11), Renan Calheiros afirmou que o Legislativo deseja colaborar com o Brasil, e disse que os senadores não querem ser vistos como sabotadores da nação. “Queremos dar previsibilidade, segurança, a todos os atores econômicos, e para tal apresentamos a agenda ao país como uma proposta em última instância. Uma colaboração do Legislativo brasileiro. Não é evidentemente uma colaboração do Senado Federal, é do Legislativo. Nós queremos e podemos ser vistos como facilitadores e não como sabotadores da nação. Trata-se de uma obra aberta, sujeita a aprimoramentos, correções e críticas, que são sempre muito bem-vindas a todo o Congresso Nacional, já que o sistema é bicameral e todas as sugestões serão bem recebidas. Como se sabe, quem silencia demonstra indiferença, desprezo, mas quem critica e aponta caminhos o faz porque deseja realmente ajudar.”
Para fortalecer a base aliada do Governo, o Vice-Presidente Michel Temer também já prepara uma reunião do Senado com os deputados na Câmara Federal para fortalecer o apoio dos parlamentares contra as pautas-bomba, que podem onerar ainda mais a União nessa etapa de reestruturação econômica do país.