A normalização das relações entre os Estados Unidos e Cuba depende, principalmente, do desejo de Havana em percorrer o caminho, disse o ex-congressista norte-americano Joe Garcia à Sputnik nesta sexta-feira (14) após o hasteamento da bandeira dos EUA sobre sua embaixada em Havana.
"Eu acho que para a administração [dos EUA] continuar neste caminho, ela dependerá em muito do governo cubano e de sua disposição para aproveitar as oportunidades. Esta política irá para frente enquanto os cubanos estiverem dispostos a levá-la adiante", afirmou Garcia.
Nesta sexta-feira (14), o secretário de Estado dos EUA John Kerry participou da cerimônia de hasteamento da bandeira na embaixada americana em Havana e se reuniu com autoridades cubanas.
A cerimônia teve lugar vários meses após o presidente dos EUA, Barack Obama anunciar planos com o intuito de normalizar as relações entre os Estados Unidos e Cuba, mais de cinco décadas depois dos laços entre os dois países terem sido cortados por Washington durante a Guerra Fria.
Apesar da normalização nas relações entre Washington e Havana, o governo norte-americano através de ordem emitida pelo Congresso continua a manter um embargo à ilha de Cuba. Para que se possa levantar o bloqueio comercial é necessária a aprovação por parte do Congresso dos EUA.