Ministro indiano: a economia indiana sobreviverá à depreciação do yuan

© Sputnik / Aleksandr Demyanchuk / Acessar o banco de imagensYuan chinês
Yuan chinês - Sputnik Brasil
Nos siga no
As perturbações por que passa a economia chinesa afetaram os mercados de ações indianos.

Presidenta Dilma Rousseff durante fotografia oficial da VII Cúpula do BRICS. (Ufa - Rússia, 09/07/2015) - Sputnik Brasil
Especialista vê vantagens no uso de moedas nacionais no comércio entre os países BRICS
Na segunda-feira (24) as bolsas indianas registravam uma queda significativa. No início da semana, o índice da Bolsa de Valores de Bombaim BSE SENSEX atingiu 1624.51, o mais baixo desde 21 de janeiro de 2008 e ocupa o quarto lugar na lista nas quedas mais graves na história.

Entretanto, segundo o ministro das Finanças, Arun Jaitley, o país pode superar esta situação no curto prazo:

“A estabilidade voltará aos mercados de ações indianos. A nossa estratégia neste campo é absolutamente transparente. Fazemos todo o possível para fortalecer a economia. Apesar da situação global, a economia indiana está no grupo dos países que se desenvolvem a ritmos mais rápidos. Estamos satisfeitos por nossos esforços não serem em vão. Depois deste período de transição passar, todas as economias globais, especialmente a indiana, vão estabilizar”.

Bandeiras países BRICS - Sputnik Brasil
Opinião: Mídia britânica tenta diminuir importância do bloco BRICS
O câmbio da rupia indiana em relação ao dólar também baixou significativamente nos últimos dois anos. Neste momento, é de 66.68 rupias por um dólar. Entretanto, segundo Raghuram Rajan, chefe do Banco de Reserva indiano, não há riscos para a economia por causa da cotação da moeda nacional:

“Queria destacar que temos uma reserva de 380 bilhões de dólares. No caso de flutuação séria do câmbio, podemos sempre a usar. Em geral, a economia indiana está em melhor condição do que muitas outras economias do mundo”.

Os índices nos mercados de ações globais foram afetados por causa da baixa do crescimento econômico na China e da queda recorde do preço do petróleo.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала