Em abril, o anúncio do início da filmagem da telenovela excessivamente cara (a produção custava cerca de 8,4 milhões de euro) causou uma grande sensação. Segundo a trama provocadora, a Rússia invade à Noruega.
O TV2 já publicou o trailer que permite avaliar os resultados preliminares.
Segundo o enredo, no futuro próximo na Noruega “verdes” radicais chegam ao poder, o país para a extração do petróleo e gás, o que ameaça levar à crise energética na Europa. Os líderes europeus estão preocupados. Naquele momento a Rússia invade à Noruega, cumprindo uma tarefa da UE.
A telenovela emocionante está composta por episódios de 45 minutos que serão mostrados aos domingos à noite.
“A telenovela se trata da maneira em que a ocupação influi os noruegueses. E de fato, nem todos estão de logo prontos para se rebelar”, disse o realizador de Okkupert Erik Skjoldbjaerg ao TV2.
No e-mail ao TV2 o porta-voz da embaixada russa na Noruega Adrei Kulikov escreveu que “embora os autores sublinhem que a trama não tenha nada a ver com a realidade, na telenovela se trata de países absolutamente reais e, infelizmente, a Rússia está representada como agressor”.
“Não vale esperar um ataque de histeria – isto não é o nosso estilo. Entretanto, sem dúvida, é uma pena que no 70º aniversário da Vitória na Segunda Guerra Mundial os autores da telenovela se esquecendo do contributo heróico do exército soviético para liberar o Norte da Noruega da ocupação dos fascistas alemães decidissem intimidar telespectadores noruegueses com uma ameaça irreal do Leste”, está escrito na carta publicada no site do TV2.
Por sua vez, representantes da embaixada norueguesa na Rússia disseram à Sputnik Norge que se deve reagir à telenovela “Ocupados” como ao produto da liberdade criadora e não a tratar à sério.
Não é um segredo que a mídia ocidental está a travar uma guerra mediática contra a Rússia e esta telenovela só mostra que “as suas armas” custam cada vez mais caro.