“Nós esperamos que o presidente Putin se faça presente aqui. Ele se apresentará no primeiro dia do debate político geral. Ele será o sexto a se apresentar” – disse Churkin.
O representante confirmou igualmente que durante o discurso do líder russo está programado para 10:45h da manhã do horário local do evento (09:45h do horário de Brasília).
“Nós estamos planejando o encontro com o secretário-geral da ONU. Há um entendimento com o secretário-geral que tal encontro acontecerá” – disse Churkin.
A 70ª Sessão da Assembleia-Geral das Nações Unidas, que acontecerá entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro e contará com a participação de chefes de Estado, governo e chancelaria de dezenas de países, será inaugurada pelo Brasil, seguido pelos EUA, Polônia, China e Jordânia. A Rússia se apresentará em sexto no primeiro dia do evento. Este será o quarto discurso de Putin em sessões da Assembleia-Geral da ONU, os três anteriores tendo acontecido em 2000, 2003 e 2005.
Segundo revelou o porta-voz do presidente russo, Yuri Ushakov, “o discurso [de Putin] abordará as principais questões da pauta internacional… Mas o principal é – nós diremos aquilo que nós queremos falar”.