“Devo destacar que desde 00 horas de 29 de agosto, pela primeira vez em um ano e meio, o front está em silêncio. Ontem, anteontem e hoje nós não tivemos nenhuma troca de tiro” – disse o presidente nesta quarta-feira, 9, durante um conselho das regiões do país.
Ele destacou que apenas na região de Lugansk foi registrado um único atrito fora da linha de contato com um grupo de reconhecimento.
“Os acordos de Minsk estão funcionando, quem quiser ter a certeza disso, basta olhar para os relatórios de estatísticas de ataques” – disse Poroshenko.
Em fevereiro de 2014 um golpe de Estado em Kiev promoveu a troca de poder na Ucrânia. Preocupadas com a política das novas autoridades do país, as populações das regiões de Donetsk e Luganks, no sudeste do país, e que juntas formam a região de Donbass, rejeitaram a legitimidade do novo gabinete em Kiev.
A fim de buscar uma solução para o conflito, em 12 de fevereiro de 2015 representantes da Alemanha, Rússia, França e Ucrânia se reuniram na capital da Bielorrússia e determinaram a retirada de tropas e o cessar-fogo completo em Donbass, através da assinatura dos chamados Acordos de Minsk. Representantes de Donetsk e Lugansk, no entanto, têm repetidamente declarado que Kiev viola os acordos.