Na quarta-feira (16), em Arkhangelsk se iniciou a 5a conferência científica internacional pelos assuntos de segurança e desenvolvimento sustentável no Ártico. O fórum está realizando sob a iniciativa do Conselho de Segurança russo.
"No âmbito dos nossos encontros sucessivamente expandimos a plataforma de diálogo internacional, levantamos questões críticas e urgentes para o desenvolvimento do Ártico", disse Patrushev durante a cerimônia de abertura da conferência.
Patrushev destacou que no decorrer das conferências precedentes, que são realizadas desde 2011, os seus participantes se inteiraram dos vários aspetos práticos do desenvolvimento do Ártico.
"Posso dizer com certeza que tanto tais conferências como tradições de boa vizinhança e cooperação sem as quais atividade vital nas condições severas do Ártico não é possível se tornaram uma parte inalienável da agenda do Ártico", frisou Patrushev.
"Queria destacar que os trabalhos que realizamos totalmente correspondem à linha estratégica da Rússia em relação ao Ártico. A linha que visa atribuir esta região um estatuto de diálogo, paz e boa vizinhança", sublinhou o secretário do Conselho de Segurança russo.