"Nós sabemos que a situação na economia não é simples, mas ela também não é crítica. Nós precisamos tomar decisões apuradas e corretas [para o orçamento de 2016], com objetivo de reforçar o potencial econômico do país. Nós temos tudo para fazê-lo" – disse Putin.
Putin destacou que na conjuntura atual é preciso prever um conjunto de medidas de superação da recessão na economia russa, bem como de manter o papel do orçamento federal como um dos principais instrumentos de desenvolvimento do país.
"Os projetos financiados pelo orçamento federal devem estimular o crescimento econômico e os investimentos privados, e, antes de tudo, trata-se de programas de substituição de importações" – disse.
Ao fim da reunião ele encarregou o governo de elaborar todas as propostas apresentadas e de informá-lo sobre a apresentação do relativo projeto orçamentário à câmara baixa dos deputados da Rússia, o que deverá ser feito, segundo ele, durante o mês de outubro.
"As nossas decisões também irão pautar os futuros êxitos do nosso trabalho na mais importante das áreas, e pelo sucesso da qual nós trabalhamos – a esfera social. Nós precisamos desenvolver a economia e, com base nesse desenvolvimento, resolver questões sociais" – destacou o presidente.
Recentemente, o ministro russo do Desenvolvimento Econômico, Alexey Ulyukaev, declarou que o sistema financeiro da Rússia aguentará uma baixa dos preços de petróleo até 40 dólares por barril, e que o país não viverá um apocalipse.