Anteriormente, Obama havia se recusado a se reunir com o presidente russo por conta dos acontecimentos na Ucrânia. Em seguida, decidiu que a reunião seria útil, segundo a edição norte-americana. O encontro entre os dois líderes pode servir para discutir o assunto do cessar-fogo no leste da Ucrânia, bem como a questão síria.
Oficialmente, a Casa Branca não fez comentários sobre a possível reunião. No entanto, fontes próximas a autoridades do governo dos EUA afirmam que as duas partes estão atualmente em negociações sobre a organização do encontro bilateral, escolhendo um momento conveniente para ambos os líderes. Putin e Obama estarão em Nova York durante na Assembléia Geral da ONU, em 28 e 29 de Setembro.
O Kremlin, por sua vez, informou no início do mês que Putin está aberto ao diálogo com o homólogo norte-americano. A 70ª Assembleia Geral da ONU, que comemorará os 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, acontecerá entre segunda-feira e sábado, 3 de outubro. O Brasil abrirá os debates que contarão com os 193 Estados-membros das Nações Unidas.