O Ocidente pune a Rússia com sanções por seu suposto envolvimento no conflito em Donbass, no leste do país vizinho, mas as medidas restritivas acabaram sendo rebatidas para a economia ucraniana.
"Mesmo em tempos de paz, uma desaceleração na economia da Rússia iria prejudicar a economia da Ucrânia", afirma o memorando.
As contrassanções da Rússia, impostas no ano passado a uma série de países ocidentais, também afetaram a economia ucraniana. O embargo decretado por Moscou à importação de lácteos, carne e produtos de pastelaria da Ucrânia resultou em uma queda de 45% no comércio bilateral. Segundo o documento citado, quaisquer novas sanções só irão agravar a situação.
De acordo com o Serviço Estatal de Estatísticas da Ucrânia, entre janeiro e julho de 2015 as exportações ucranianas para a Rússia diminuíram em 59% em relação ao ano anterior, para US$ 2,76 bilhões, enquanto que as importações provenientes da Rússia caíram em 62%, para US$3,47 bilhões.
Além disso, as sanções também têm afetado a cooperação militar e civil entre os dois países.
"A cooperação para a fabricação de aviões Antonov é um bom exemplo disso. Antes de as sanções terem sido impostas a Rússia produzia peças para o An-140 e o An-148. As companhias russas eram responsáveis por 60% da produção das aeronaves", disse Vladimir Salamatov, diretor do Centro Moscovita de Comércio Internacional, citado pela RBC.