O comunicado do Comando das Forças Conjuntas Iraquiano diz que os países vão "ajudar e cooperar na coleta de informação sobre o grupo terrorista Daesh," (o acrônimo arábico para o Estado Islâmico).
O combate contra o grupo terrorista é um dos temas principais na 70ª sessão da Assembleia Geral, que decorre em Nova York. Os chanceleres da Rússia e dos EUA, Sergei Lavrov e John Kerry respetivamente, acabaram de realizar conversações.
No decorrer das conversações o chanceler russo confirmou a criação de um centro de coordenação em Bagdá que visa fortalecer os esforços de combate ao Estado Islâmico (EI).
“Coordenamos as ações [com os parceiros] no combate contra o EI”, disse o ministro, respondendo à pergunta sobre os objetivos do centro.
A coalizão internacional liderada por Estados Unidos realiza já por mais de um ano ataques aéreos contra posições do grupo terrorista no Iraque e na Síria. Enquanto isso, nem os EUA, nem organizações internacionais divulgam dados oficiais sobre o número de civis mortos, nem sequer reconhecendo que existam.