Em 21 de julho, durante a reunião do comité da campanha dos senadores do Partido Democrata (Democratic Senatorial Campaign Committee) em Nova York, o presidente norte-americano Barack Obama disse, “Terminamos duas guerras”.
Parece que esta operação norte-americana na cidade resultou mais uma vez em fracasso. Um oficial das forças de segurança afegãs, que desejou manter o anonimato, disse que um grupo de 100 ou mais soldados afegãos defendia uma fortaleza no norte da cidade, cercados pelos talibãs, por mais de dois dias. Ao mesmo tempo, quando as forças norte-americanas fizeram uma tentativa de lançar armamentos e munições para estes soldados “erraram o alvo e lançaram as armas ao rio”.
No artigo publicado em 30 de setembro no site Intercept, do qual foi um dos fundadores, Greenwald escreve: “Como podemos saber o que é um império descontrolado? É quando continua a realizar bombardeamentos e a instalar soldados em locais onde se gabam de ter terminado as guerras”.
Greenwald também destaca que as ações militares norte-americanas se realizam sem declarar guerra através do Congresso.
“Os Estados Unidos continuam lançando bombas, instalando soldados, matando civis em ambas as regiões […], tudo sem uma qualquer aprovação do Congresso”.
As campanhas militares sob a liderança dos EUA no Iraque e na Síria causaram a morte de 591 civis, inclusive mais de uma centena de crianças, de acordo com o relatório da equipa dos jornalistas independentes Airwars.