O acidente aconteceu cedo de manhã nesta sexta-feira (2) logo após meia-noite no horário local. Segundo ABC, a bordo seguiam seis tripulantes americanos, cinco contratantes. Todos morreram. Além disso, o acidente levou as vidas de três afegãos no terreno.
Funcionários do Departamento de Defesa disseram à Sputnik que o status de todos os passageiros e tripulantes do C-130 está sendo verificado e uma colheita adicional de informação é necessária.
Apesar das declarações do Talibã, a causa do acidente ainda não foi determinada e os militares americanos não repararam hostilidades na área na altura da queda do avião de transporte, diz ABC.
Os talibãs frequentemente exageram os seus sucessos militares. Nomeadamente eles atribuíam-se derrubada de quase todas as aeronaves da OTAN que por uma razão ou outra caiam no Afeganistão.
A situação é instável no Afeganistão desde há uma década e meia, quando, em 2001, a OTAN (junto com os EUA) interferiu na guerra civil. Em 2015, houve vários anúncios de retirada do contingente militar dos EUA e da OTAN. Recentemente a pasta da Defesa estadunidense mostrou vacilação sobre se as tropas americanas permanecem ou abandonam o país.
O movimento militar Talibã lançou uma ofensiva de grande escala no Afeganistão em abril, apesar das tentativas contínuas das autoridades do país de efetuar negociações de paz. Em maio, os militantes cercaram a cidade de Kunduz.