Chineses e alemães fazem viagens pelas zonas árticas da Rússia

© Sputnik / Aleksei Kudenko / Acessar o banco de imagensTerra de Francisco José
Terra de Francisco José - Sputnik Brasil
Nos siga no
O chefe da Agência Federal do Turismo Oleg Safonov disse que o número de turistas que querem visitar o arquipélago de Terra de Francisco José, na zona ártica da Rússia, atingiu 40 mil pessoas por ano.

Um número recorde de 2 mil de turistas de 41 países visitaram o arquipélago de Terra de Francisco José, disse o chefe da Agência Federal do Turismo. Ele acrescentou que o número dos que gostariam de fazer tal viagem atinge 40 mil de pessoas.

Amanhecer no Ártico russo - Sputnik Brasil
Rússia mantém diálogo com os EUA e outros países sobre o desenvolvimento do Ártico
Safonov esclareceu que um dos destinos mais populares de turismo no Ártico para a Rússia é a organização de cruzeiros ao longo de Passagem do Nordeste, com paragem no arquipélago de Terra de Francisco José e Svalbard.

“Neste ano o arquipélago de Terra de Francisco José foi visitado por um número recorde de 1.925 pessoas de 41 países. Além disso, a maioria dos turistas eram da China, Alemanha e Suíça. Os turistas russos não são muitos, cerca de 10%”, disse Safonov.

Zona ártica russa - Sputnik Brasil
Rússia quer estatuto de território de diálogo para Ártico
Segundo ele, a organização de cruzeiros se tornou possível devido ao alargamento das fronteiras da zona marítima de Arkhangelsk e à organização do posto de acesso. O interesse dos turistas estrangeiros pelo Ártico russo é grande. Segundo os dados da Agência Federal do Turismo, o potencial turístico do território permite falar sobre 80 mil turistas anualmente. 

Mas o afastamento geográfico e a infraestrutura pouco desenvolvida não permitem aproveitar todas as capacidades turísticas, disse Safonov.

“Gostaria de considerar a hipótese de usar a infraestrutura militar que está sendo criada no Ártico também para propósitos civis”, afirmou Safonov. 

Em agosto, a Rússia encaminhou às Nações Unidas o seu pedido revisto de ampliar oficialmente a plataforma continental russa no oceano Ártico, acrescentando a ela formações submarinas como a cordilheira Lomonossov e outras. A equipe russa coletou provas mostrando que estes territórios têm origem continental, servindo de base ao pedido russo. O pedido de ampliação da plataforma continental será considerado no próximo ano.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала