“As informações carecem de correção e credibilidade. As etapas para a entrega estão sendo cumpridas de acordo com o contrato assinado”, diz a nota.
O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Rybakov, havia afirmado em setembro que o contrato seria assinado em um futuro próximo e que todas as decisões políticas já haviam sido tomadas, não existindo obstáculos para a sua concretização.
O Irã e a Rússia celebraram em 2007 um acordo para fornecimento de cinco sistemas russos S-300. No entanto, o documento foi suspenso em 2010 pelo então presidente russo, Dmitry Medvedev, por conta das sanções internacionais contra a República Islâmica. O complexo de defesa, porém, não estava incluído na resolução da ONU que impôs as restrições internacionais a Teerã.
A negativa foi alvo de uma ação internacional do Irã contra a Rússia. No entanto, logo após o acordo sobre o programa nuclear iraniano firmado este ano entre o a República Islâmica e o sexteto, grupo de mediadores internacionais formado por Rússia, China, EUA, Reino Unido, França e Alemanha, o presidente russo, Vladimir Putin, cancelou o embargo.