Acordo de fornecimento de sistemas russos S-300 ao Irã não tem mais obstáculos

© AP Photo / Ivan SekretarevSistema S-300 de defesa aérea
Sistema S-300 de defesa aérea - Sputnik Brasil
Nos siga no
O vice-ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Ryabkov, afirmou que Rússia e Irã resolveram todos os problemas relacionados com ao fornecimento de sistemas de defesa aérea S-300 a Teerã.

“Nós resolvemos os problemas de documentos e outros. Não vejo obstáculos para podermos terminar a fase preparatória”, disse o chanceler-adjunto.

Sistema russo de mísseis anti-balísticos S-300VM Antey-2500. Os sistema de mísseis terra-ar do tipo S-300-S são projetados para abater uma variedade de mísseis balísticos de curto e médio alcance dentro de uma faixa de 2.500 km - Sputnik Brasil
Irã desmente problemas com o processo de entrega de S-300 russos
Sobre a ação movida pelo Irã após o cancelamento da operação pela Rússia em 2010, Rybakov disse “que foi tomada uma decisão integral, não vejo nenhum problema com isso”. Em 2007, Moscou e Teerã assinaram um contrato no valor de US$ 800 milhões para o fornecimento de sistemas S-300 ao Irã. Três anos mais tarde, para evitar violar as sanções internacionais contra o Irã, em conformidade com a Resolução 1929 do Conselho de Segurança da ONU, a Rússia suspendeu a aplicação do presente acordo,. Teerã respondeu com uma ação judicial.

Em abril, o presidente russo, Vladimir Putin, assinou um decreto que revoga a proibição do fornecimento dos sistemas S-300 ao Irã. Dois meses depois, o Kremlin informou que Moscou e Teerã estavam preparando um contrato para dos complexos com características melhoradas.

O quadro ficou mais favorável ao negócio a partir de 14 de julho, quando o Irã e o sexteto, grupo de mediadores internacionais formado por Rússia, China, EUA, Reino Unido, França e Alemanha, chegaram a um acordo histórico sobre o programa nuclear iraniano, após negociações muito difíceis.

O Plano de Ação Conjunta Geral, acordado pelos negociadores, prevê o levantamento das sanções econômicas e financeiras impostas a Teerã pelo Conselho de Segurança da ONU, EUA e União Europeia em troca da verificação da natureza pacífica do programa nuclear do Irã.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала