O Projeto de Lei 213-2015 que sugere a medida foi proposto pela Senadora Vanessa Grazziotin (PcdoB-AM) e aguarda aprovação na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado. A ideia do projeto é permitir às mulheres a prestação optativa do serviço militar.
Vanessa Grazziotin explica que as Forças Armadas ainda adotam no Brasil uma forma que exclui quase que completamente as mulheres do serviço militar. A senadora pelo Amazonas defende que as mulheres, além de prestarem o serviço militar apenas em funções de apoio nas Forças Armadas, também têm condições de atuar em combate e na segurança nacional.
O projeto já tem parecer favorável da relatora, a Senadora Lídice da Mata (PSB-BA), mas a Senadora Vanessa Grazziotin ressalta que, se o projeto for aprovado, será necessário ainda um processo para implantação e adequação de um novo sistema para receber nas Forças Armadas as mulheres que escolherem prestar o serviço militar.
“Se a gente conseguir aprovar, tem que ser uma emenda constitucional, porque se prevê apenas o homem. Aí se dará espaço para o Poder Executivo, no caso o Ministério da Defesa, regulamentar. Obviamente, caso o projeto seja aprovado e seja optativa a prestação de serviço militar para as mulheres, nós vamos ter que dar um tempo às Forças Armadas para que se preparem para receber as mulheres. A gente entende, eu particularmente, que esse é um projeto fundamental, e está exatamente no caminho da luta contra a discriminação que a mulher ainda sofre hoje na sociedade.”