"O avião de tipo Il-76, equipado com motores PS-90A-76, pela primeira vez pousou no gelo. Os testes realizados tornarão possível complementar o manual de voo para aeronaves equipadas com este tipo de motor com as cláusulas relativas à possibilidade de aterragem em aeroportos de gelo cobertos de neve", diz o comunicado.
O Ilyushin II-76 (também conhecido como “Candid”) é um marco da era soviética. Concebido como substituto para o Antonov An-12 e usado para transportar cargas militares estratégicas a bases aéreas nas condições operacionais mais extremas, o protótipo fez seu primeiro voo em 1971. Desde 1974, cerca de 960 unidades foram construídas, assim como uma série de versões especializadas.
O Il-76 está atualmente em serviço na Rússia, na Argélia, na Bielorrússia, na China, em Cuba, na Índia, no Irã, na Líbia, na Coreia do Norte, na Síria e na Ucrânia.O cargueiro de longo alcance Il-76TD-90VD é uma versão bastante melhorada do Il-76TD. O primeiro voo do modelo ocorreu em agosto de 2005.