No entanto, segundo o premiê, “a questão não está nos termos, mas justamente na consciência” de que qualquer líder, qualquer comandante-em-chefe – seja ele presidente ou primeiro-ministro de uma república parlamentarista – reconhece perfeitamente a “responsabilidade desse tipo de decisão”.
“Creio que no século XXI esse cenário seja simplesmente impossível” – disse Medvedev.
“Muitos dos chefes de Estado atuais realmente lembram desse período. Isso não significa que nós temos uma relação diferente com a tragicidade dos fatos e as catástrofes dos tempos de guerra. O planeta viveu todas as guerras mundiais. Fica totalmente claro que nós não podemos permitir algo parecido nem em pensamento” – explicou o primeiro-ministro.
“Quando ele [Einstein] foi perguntado sobre os tipos de armas que seriam usadas na terceira guerra mundial, ele disse: “não sei que armas serão usadas na terceira guerra mundial, mas na quarta guerra mundial serão usadas pedras”. Ele quis dizer que a humanidade simplesmente não sobreviverá a uma terceira guerra mundial nuclear, e, nesse sentido, sua opinião continua totalmente atual” – concluiu Medvedev.