“As constantes ações unilaterais do ministro do Interior, Thomas de Maizière, mostram que a chanceler não é mais capaz de determinar o curso político. Angela Merkel perdeu o controle tanto sobre o governo de coalizão, quanto sobre o CDU” – acredita Özdemir.
Mais cedo, o ministro do Interior alemão, Thomas de Maizière sugeriu atribuir um estatuto especial aos refugiados sírios que, entre outras coisas, proibMais cedo, o ministro do Interior alemão, Thomas de Maizière sugeriu atribuir um estatuto especial aos refugiados sírios que, entre outras coisas, proibiria a posterior vinda de seus familiares para a Alemanha. Maizière foi apoiado por colegas de partido, em particular pelo ministro das Finanças Wolfgang Schaeuble. Posteriormente, descobriu-se que a proposta de Maizière não foi coordenada com o gabinete de Merkel.
Mais tarde, segundo informou a Reuters, a porta-voz do governo alemão Christiane Wirtz disse que ministério não notificou a sua decisão nem à Merkel, nem ao coordenador para assuntos de refugiados Peter Altmaier.