Em 2016 a Alemanha será apresentada no concurso pelo cantor Xavier Naidoo. Esta decisão provocou muita crítica. O cantor, que tem raízes indianas e africanas, faz declarações provocatórias que geram descontentamento de alguns grupos sociais.
Entretanto, a seleção de Naidoo não agrada a todos. Há muito tempo que Naidoo faz declarações de caráter antissemita, homofóbico ou que indicam que Naidoo tem uma inclinação às teorias de conspiração. O cantor diz que se manifesta a favor da liberdade de expressão.
“Lamento que as pessoas que completamente não me conhecem falam mal de mim sem algumas razões, partindo duma imagem ruim [de mim]”, afirmou Naidoo.
Mas quais das declarações de Naidoo pareceram radicais aos alemães? Em outubro de 2011, em entrevista ao canal televisivo alemão ARD, Naidoo disse que a Alemanha ainda era um país ocupado:
“A Alemanha não assinou acordos de paz por isso a Alemanha não é um Estado de verdade”.
Em 2014, discursando na ocasião da reunificação da Alemanha em Berlim, Naidoo também promoveu esta ideia. O cantor apoia o movimento Reichsbürger (Cidadãos do Reich), representantes do qual não reconhecem a soberania da Alemanha.
Contra o cantor foi lançado o processo judicial: a Fundação Amadeu Antonio descobriu os elementos de discurso antissemita em letras da canção Fora do Reichstag mas isso não resultou em alguma punição de ações do cantor.
“Ainda quando era criança foi exposto à discriminação e críticas devido à cor da sua pele. Segundo o que me cantou o seu pai conseguiu se deslocar para a Alemanha somente graças à ajuda do tio judeu. Há muitos anos que Xavier está a favor da amizade germano-israelense, ajuda a muitos refugiados […]. Durante muitos anos Xavier Naidoo promove valores como a paz, tolerância e amor”.
Há que lembrar que a seleção de Conchita Wurst também não foi de gosto de todos os austríacos. Entre os vencedores da Eurovisão são muitos músicos diferentes inclusive a cantora israelense transexual, Dana International, e uma banda de hard rock finlandês Lordi de aparência assustadora. Assim, pode ser que Xavier Naidoo tenha chances de se tornar uma nova “sensação” europeia.