Censura? Polônia cancela licença da rádio que transmite Sputnik

© Sputnik / Aleksei Filippov / Acessar o banco de imagensAgência de notícias Sputnik
Agência de notícias Sputnik - Sputnik Brasil
Nos siga no
Parece que o governo polonês começou a censurar mídia independente no país. A primeira vítima é a estação comercial polonesa de rádio Radio Hobby. O Conselho Nacional Polonês de Radio e Teledifusão (KRRiT, na sigla em polonês) cancelou a licença de radiodifusão da Radio Hobby que transmite programas da rádio Sputnik Polska.

Edifício do Senado americano - Sputnik Brasil
Déjà Vu: EUA afirmam estar perdendo a ´guerra de informações` para os russos RT e Sputnik
A rádio Radio Hobby transmite a rádio Sputnik por uma hora diariamente entre 21h00 e 22h00 em conformidade assinada três anos atrás com a rádio Voz da Rússia (antecessor da Sputnik). 

“Mas vocês prometeram que não haveria censura”, comentou a história um dos leitores da Sputnik, Jan Kowalski.

A razão pelo cancelamento da franquia da Radio Hobby é fato que a estação de rádio alegadamente vendia o seu tempo no ar ao governo estrangeiro, disse à Sputnik Pawel Kubalski, fundador da Radio Hobby. 

Porém, vender tempo no ar ao governo estrangeiro não é proibido.

“Polskie Radio Program I [emissora de rádio pública do governo polonês] transmite um programa de uma hora da Rádio do Vaticano; isto é, se formos privados da nossa licença, pedirei ao Conselho de Radiodifusão do governo para fazer o mesmo com a Polskie Radio Program para que a licença deles também seja revogada”, disse Kubalski à Sputnik. 

Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Sputnik é apresentada a jovens jornalistas dos BRICS
Curiosamente a revogação da franquia aconteceu na mesma semana quando o partido de direita Lei e Justiça (PiS, na sigla em polonês) apresentou o novo gabinete de governo. Porém, Kubalski não acredita que a PiS fosse atrás do ato porque o KRRiT ainda á sob controle do antigo governo. É uma provocação para mostrar à Rússia que foi o novo governo que decidiu anular a franquia exatamente após a inauguração. 

“É uma intriga política e ficamos exatamento no centro dela”, disse Kubalski à Sputnik Polska. 

A Radio Hobby transmitia programas da radio russa por cinco anos. Durante este tempo ninguém disse nada contra isso, inclusive o PiS, o partido mais antirrusso na Polônia, acrescentou.

Segundo Kubalski, a situação é absurda. A Radio Hobby irá iniciar um procedimento administrativo para defender os seus direitos e forçar o KRRiT a revisar a decisão. 

Publicista alemão Thomas Fasbender comentou a situação à Sputnik:

“Está em curso uma guerra de informação entre a Rússia e o Ocidente. Ainda no verão Bruxelas declarou oficialmente que pretende tomar medidas contra transmissão de opinião diferente, tendo em conta a Rússia. Como resultado chegou ao fechamento da transmissão, como neste caso (com a rádio polonesa)”.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала