Assim, 36,1% dos respondentes apoiaram Putin, enquanto Vucic obteve 34,6%.
Quanto aos políticos estrangeiros, o segundo lugar foi ocupado por Angela Merkel (7,3%), que é seguida com uma diferença significativa pelo premiê grego Alexis Tsipras e o presidente norte-americano Barack Obama.
Respondendo à questão “se pudesse escolher, com que país a Sérvia deveria fazer uma união política e econômica?”, 35,7% dos respondentes disseram “com a Rússia”, 34,7% se manifestaram a favor de um estatuto neutral e 21,1% dos entrevistados afirmaram que a melhor escolha para a Sérvia é a parceria com a União Europeia.
O redator-chefe da New Serbian Political Thought, Djordje Vukadinovic, disse ao jornal Blits que a popularidade de Putin se baseia na percepção da Rússia como um país amigo tradicional e defensor da Sérvia. Além disso, os cidadãos sérvios consideram que Putin é um político voluntarioso e firme, capaz de resolver problemas.
O sociólogo Neven Cveticanin descreveu Putin como o “Clint Eastwood político”, de sangue-frio, decidido, organizado…
“Putin atrai as pessoas pela sua força, carisma. Tem um estilo de vida especial, imagem…As pessoas têm interesse nisso, independentemente de partilharem ou não a visão pró-russa”.