O especialista concedeu a entrevista no contexto da recente visita do presidente russo, Vladimir Putin, à Teerã, a fim de participar da cúpula dos líderes do Fórum de Países Exportadores de Gás.
Putin já se encontrou com o seu colega iraniano Hassan Rouhani, tendo o especialista expressado a esperança de que os dois países continuem a intensificar a cooperação bilateral nas várias áreas de interesse mútuo.
"O que é mais importante é que seja realizada a coordenação em várias questões estratégicas, inclusive naquelas relacionadas com a área aeroespacial e o conflito sírio", disse.
O especialista também sublinhou especialmente o papel de Teerã na luta contra o grupo terrorista Estado Islâmico.
“O Irã tem lutado com o EI e as forças jihadistas há muitos anos”, declarou, notando que Teerã “já combate os militantes do Estado Islâmico no terreno”.
Atualmente a Rússia realiza uma operação aérea contra os terroristas do EI na Síria, que já deu resultados significativos. Além de ataques aéreos contra os terroristas, deve ser realizada uma operação no terreno, mas o presidente da Rússia negou a possibilidade de realizá-la usando tropas russas.
Ghoncheh Tazmini apoiou a ideia de lutar contra o grupo terrorista EI juntando várias forças, notando que o problema deve ser resolvido a nível global.
Além de cooperação na luta conta o terrorismo, os dois países intensificarão a cooperação econômica, comercial e estão dispostos a realizar uma série de projetos energéticos, inclusive aqueles que têm a ver com o uso da energia nuclear para fins civis, segundo se tornou claro após a reunião dos líderes russo e iraniano.