Os testes estatais do ponto de comando aéreo de direção estratégica terminaram com sucesso na Rússia. Até o fim do ano o sistema será entregada ao Ministério da Defesa russo, disse na terça-feira (1) a Corporação Unida de construção de equipamentos (OPK).
"A OPK criou para o Ministério da Defesa russo um ponto de comando aéreo de direção estratégica da segunda geração. O primeiro sistema de equipamentos a bordo do avião Ilyushin Il-80 passou por testes estatais com êxito e até o fim de 2015 será entregado ao cliente", diz-se no comunicado divulgado pela empresa.
Segundo as informações do comunicado, "tendo em conta as suas caraterísticas é um sistema único que assegura a gestão estratégica de tropas de todos os tipos".
"A estrutura do Il-80 permite levar a bordo altos comandantes das Forças Armadas da Rússia […] grupo operativo dos militares do Estado-Maior e especialistas do grupo técnico que assegura o funcionamento do equipamento especial do avião. As caraterísticas técnicas do sistema permitem dirigir tropas terrestres, a Marinha, a Força Aeroespacial e Força Estratégica de Mísseis", disse a corporação.
Mais antes se tornou público que a corporação russa já começou trabalhos para elaborar um ponto de comando aéreo da terceira geração.