“Tomamos a decisão de analisar como usar o Conselho Rússia-OTAN para a restauração da cooperação com a Federação da Rússia. Iremos estudar esta questão e definir o tempo e a data da nova reunião”, disse.
“Quero sublinhar que, apesar de a OTAN ter congelado a cooperação prática com a Rússia” após a reunificação da Crimeia com a Rússia em 2014, “nós decidimos manter abertos os contatos políticos com a Rússia”, frisou o secretário-geral.
Na prática houve uma série de encontros do Conselho em 2014, segundo Stoltenberg.
Anteriormente, o ministro do Exterior da Alemanha Frank-Walter Steinmeier apelou a reiniciar os contatos da OTAN com a Rússia.
“Não ouvi esta declaração [de Jens Stoltenberg sobre a possível reunião do Conselho] e não tenho nenhuma informação sobre quaisquer avanços”, disse.
Ao mesmo tempo, o ministro do Exterior russo Sergei Lavrov disse em uma coletiva de imprensa, após encontro com o seu homólogo cipriota Ioannis Kasoulidis, que Moscou está pronta para a reunião do Conselho porque há muitas perguntas a fazer à Aliança e que a Rússia nunca desistiu de trabalho neste formato.
Segundo Lavrov, pretende-se reunir o Conselho Rússia-OTAN no nível de representantes permanentes.