OTAN decide restaurar o Conselho Rússia-OTAN

© AP Photo / Thierry MonasseNATO Secretary General Jens Stoltenberg speaks during a media conference at EU headquarters in Brussels on Wednesday, June 24, 2015.
NATO Secretary General Jens Stoltenberg speaks during a media conference at EU headquarters in Brussels on Wednesday, June 24, 2015. - Sputnik Brasil
Nos siga no
O secretário-geral da OTAN Jens Stoltenberg, junto com os representantes permanentes dos países-membros da OTAN, irá estudar as perspectivas de voltar a reunir o Conselho Rússia-OTAN, disse ele a jornalistas.

Jens Stoltenberg - Sputnik Brasil
Stoltenberg: Incidente com Su-24 aponta para a necessidade de novas normas de segurança
A OTAN decidiu reunir o Conselho Rússia-OTAN de novo para “restaurar a cooperação com a Federação da Rússia”, sublinhou Stoltenberg.

“Tomamos a decisão de analisar como usar o Conselho Rússia-OTAN para a restauração da cooperação com a Federação da Rússia. Iremos estudar esta questão e definir o tempo e a data da nova reunião”, disse.

“Quero sublinhar que, apesar de a OTAN ter congelado a cooperação prática com a Rússia” após a reunificação da Crimeia com a Rússia em 2014, “nós decidimos manter abertos os contatos políticos com a Rússia”, frisou o secretário-geral.

Na prática houve uma série de encontros do Conselho em 2014, segundo Stoltenberg.

Anteriormente, o ministro do Exterior da Alemanha Frank-Walter Steinmeier apelou a reiniciar os contatos da OTAN com a Rússia.

Primeiro-ministro russo Dmitry Medvedev - Sputnik Brasil
Medvedev: Turquia ameaça as relações entre OTAN e Rússia
Entretanto o porta-voz do Kremlin Dmitry Peskov afirmou que não tem conhecimento sobre a possibilidade de reunião do Conselho Rússia-OTAN. 

“Não ouvi esta declaração [de Jens Stoltenberg sobre a possível reunião do Conselho] e não tenho nenhuma informação sobre quaisquer avanços”, disse.

Ao mesmo tempo, o ministro do Exterior russo Sergei Lavrov disse em uma coletiva de imprensa, após encontro com o seu homólogo cipriota Ioannis Kasoulidis, que Moscou está pronta para a reunião do Conselho porque há muitas perguntas a fazer à Aliança e que a Rússia nunca desistiu de trabalho neste formato.

Segundo Lavrov, pretende-se reunir o Conselho Rússia-OTAN no nível de representantes permanentes.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала