O ex-vice-premiê sérvio e líder do Partido Popular Sérvio Nenad Popovic declarou, em entrevista à Sputnik, que não está surpreendido com o resultado. O político sublinhou que os cidadãos sérvios sabem que a Rússia sempre apoiava a Sérvia nos tempos difíceis, e é a razão para tal resultado da pesquisa.
O político sérvio também se lembrou dos tempos da República Socialista Federativa da Iugoslávia, quando a Rússia prestava apoio sério econômico:
“Eles nos apoiaram também nas guerras dos anos 1990, e foram conosco durante bombardeios da OTAN. E agora a Rússia oferece o maior apoio à Sérvia para proteger os interesses estatais e nacionais muito importantes, preveniu a tomada da resolução britânica sobre Srebrenica, que considerava os sérvios como um povo genocida, e ajudou a prevenir a entrada do Kosovo à UNESCO”.
Os resultados da pesquisa mostraram que a maior contribuição no fortalecimento das relações russo-sérvias é a do premiê da Sérvia, Aleksandar Vucic. Na lista feita pela Faktor Plus, ele é seguido pelo presidente sérvio, Tomislav Nikolic, o chanceler Ivica Dacic e o próprio Nenad Popovic.
Depois de publicação da lista Popovic agradeceu cidadãos pelo apoio e sublinhou a necessidade de introduzir na Sérvia a política bem-equilibrada:
“Mesmo ficando na oposição, critico o governo e o premiê por muitas questões, mas na da política equilibrada sou solidário com eles. Esta é a política corajosa e a única certa para a Sérvia”.
Popovic disse que está convencido de que a política destes beneficiará a Sérvia, especialmente o desenvolvimento econômico, porque o potencial de cooperação econômica com a Rússia é muito alto.
Popovic sublinhou que a sua partida para a Rússia (onde tem um negócio) na época em que muitos deixaram o país saindo para o Ocidente provocou grande surpresa. Mas agora a situação mudou e a maioria dos estrangeiros que trabalham na Rússia chegou dos EUA e dos Estados-membros da União Europeia, opinou.