“Kerry falou sobre o desenrolar da situação na Ucrânia. Ele [Kerry] contou que o assuntou foi muito bem debatido por Putin e Obama em Paris. Uma discussão muito boa, de nível excepcional” – disse o interlocutor.
Os presidentes dos EUA e Rússia realizaram no dia 30 de novembro um encontro bilateral no âmbito da cúpula climática COP21, em Paris. Promovida a portas fechadas, a conversa dos dois líderes durou mais de meia hora. O porta-voz do presidente russo, Dmitry Peskov, revelou que na ocasião ambos destacaram a necessidade da implementação o mais rápido possível dos acordos de Minsk sobre a Ucrânia.
Nas palavras do diplomata entrevistado pela Sputnik, durante a reunião “foi abordado o tema do cumprimento dos acordos de Minsk e é provável que haja um acordo entre os EUA e a Rússia”. “Kerry acredita que a cooperação com a Rússia está progredindo, embora haja obstáculos” – completou o interlocutor.
Desde meados de abril de 2013 a Ucrânia promove uma operação militar para atacar as forças independentistas no leste da Ucrânia. Estas não reconhecem a legitimidade das novas autoridades ucranianas que chegaram ao poder após um golpe de Estado em Kiev.
Desde então, o quarteto já aprovou outros dois documentos regulamentando as etapas necessárias para a resolução do conflito. O último cessar-fogo na região entrou em vigor no dia 1 de setembro. Apesar das ações diplomáticas, a situação já provocou a morte de mais de 8 mil pessoas, segundo últimos dados da ONU.